Sabores da Fazenda: Minha Receita de Sopa de Frango com Milho
Sopa de frango com milho verde é uma daquelas receitas que me transportam diretamente para as celebrações juninas e o aconchego das noites frias. Vou te contar como fazer uma versão que vai te fazer suspirar de nostalgia e prazer. Prepara o coração e a colher, porque essa delícia vai te conquistar!
Sopa de frango com milho verde: um abraço em forma de prato
Ah, como é bom relembrar os sabores da nossa terra! Foi num desses dias de saudade que resolvi me aventurar na cozinha e preparar uma sopa que me fizesse sentir em casa novamente. E não é que acertei em cheio? O aroma que se espalhou pela casa trouxe um sorriso no rosto de todos. No fim da noite, as tigelas vazias e os elogios foram o meu maior prêmio.
É impressionante como certos sabores têm o poder de nos levar de volta para momentos especiais. Essa sopa de frango com milho verde fez mais do que apenas saciar a fome; ela aqueceu a alma e uniu a família em torno da mesa. Foi uma verdadeira viagem gastronômica, repleta de risadas e boas histórias.
Ingredientes:
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 2 coxas ou sobrecoxas de frango
- Um punhado de talos de salsinha
- 1 colher (café) de açafrão da terra
- 7 espigas de milho verde
- 1/2 xícara (chá) de queijo meia cura
- 3 colheres de cebolinha verde laminada fino
- 1 pimenta dedo de moça picadinha
Modo de Preparo:
- Doure cebola e alho em 2 colheres (sopa) de manteiga até ficarem fragrantes.
- Some as coxas ou sobrecoxas de frango e frite até que estejam bem coradas.
- Transfira o frango para uma panela de pressão, adicione os talos de salsinha, açafrão e cubra com água. Cozinhe na pressão por 15 minutos.
- Enquanto isso, ferva duas espigas de milho, chamusque-as e debulhe. Reserve.
- Após o frango estar cozido, desfie-o e reserve separadamente.
- Coe o caldo de frango e retorne à panela para ferver. Junte o milho verde triturado e deixe engrossar ligeiramente.
- Adicione o frango desfiado ao caldo e deixe incorporar bem.
- Para o molhinho, misture meia xícara de milho tostado com queijo, cebolinha e pimenta. Tempere com sal e manteiga derretida.
- Finalize o caldo com a salsinha e o restante do milho tostado.
- Sirva a sopa em pratos fundos, coroando cada um com o molhinho especial de milho tostado.
Dicas Extras:
Se quiser dar um toque mais picante à sopa, adicione mais pimenta dedo de moça a gosto. Uma pitada de cominho também pode trazer um sabor defumado que combina bem com o frango. E que tal um toque de creme de leite no final? Vai trazer uma cremosidade extra que é de dar água na boca.
Para uma apresentação mais rústica, sirva a sopa em tigelas de barro e decore com pimenta biquinho. E se sobrar sopa, não tem problema! Ela fica ainda mais saborosa no dia seguinte, quando os sabores têm tempo de se misturar bem.
Falando em saúde, essa sopa é uma verdadeira aliada. O frango é uma fonte excelente de proteína magra, enquanto o milho é rico em fibras e vitaminas. A salsinha e a cebolinha trazem antioxidantes e o queijo meia cura adiciona cálcio. Uma porção tem um valor calórico moderado e é ideal para quem busca conforto sem exagerar nas calorias.
